sábado, 27 de Abril de 2024  06:58
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


DIVERSOS

imprimir resumo

Dos Modos Nascem Coisas

Dos Modos Nascem Coisas


de 11 a 13 de Setembro/ ano 2015

Albergaria a Velha


Dos Modos Nascem Coisas – festival de fazedores de artes é um festival organizado pela associação cultural AlbergAR-TE que terá lugar nos próximos dias 11, 12 e 13 de Setembro em Albergaria a Velha.
O Festival surge

este ano como consequência de 2 eventos anteriores (2011 e 2013) que já se denominava Dos Modos Nascem Coisas mas que era apenas um encontro de criadores e artistas da área dos ofícios e artesanato contemporâneos.
Este ano pretendeu-se desenvolver o projeto e torná-lo maior e mais abrangente e integrando ideias e conceitos de outras duas organizações anteriores da AlbergAR-TE, o Dia do Desassossego (2001) e o Alberg.Circus (2007, 2008, 2009 2010 e 2011)
"Dos Modos Nascem Coisas" - Festival de Fazedores de Artes, assenta numa plataforma de divulgação e formação das artes (plásticas, performativas, etc. e dos ofícios, onde o público convive com artistas e criadores, emergentes e/ou de referência em diversas áreas artísticas, do teatro ao circo contemporâneo, das artes-plásticas ao artesanato tradicional e contemporâneo, do vídeo à música, cinema e literatura, propondo um confronto de opções artísticas no sentido de cativar novos públicos não habituados às criações artísticas mais contemporâneas.
Não será ainda este ano que o festival tomará as proporções pretendidas pois está feito com um orçamento equivalente a menos de metade do previsto pela falta de apoio da Direção Geral das Artes, a que o festival concorreu como apoio pontual.
Espera-se uma boa adesão do público dada a qualidade e variedade das propostas e a participação ativa da comunidade, fator essencial para o êxito dum projeto. Com Dos Modos Nascem Coisas continuamos um percurso de afirmação da AlbergAR-TE como importante núcleo do trabalho cultural no concelho e no distrito.

Que acções marcam o festival
O festival decorre nos dias 11, 12 e 13 de Setembro.
- Durante os 3 dias haverá o Mercado de Coisas na Alameda 5 de Outubro. Este mercado, é dividido em 3 mercados: Mercado de Proximidade (produtos agrícolas, artesanato regional, etc), Mercado do Novo e Usado (artesanato urbano, produtos vintage, artigos usados, design, etc) e Mercado das Letras e Palavras (livros novos e usados, CDs, edições, etc.)
- Durante os mesmos 3 dias haverá uma série de workshops/oficinas sobre artesanato e ofícios, sendo um deles, Tecelagem e Tinturaria Natural, creditado pelo CEARTE- Centro de Formação Profissional do Artesanato.
- Na sexta feira, dia 11, pelas 21:30, na Alameda 5 de Outubro, terá lugar o concerto comunitário Orquestra (in)Quieta com a participação de mais de uma centena de participantes da comunidade local, músicos e não músicos.
- No sábado, dia 12, pelas 21:30, no Cineteatro Alba terá lugar o espetáculo musical ADUF do percussionista José Salgueiro e do guitarrista José Peixoto, com a participação da cantora Maria Berasarte e 5 músicos.
- Para além destes eventos âncora, haverá ainda free jazz, baile folk, performances diversas, música, etc, a decorrer nos dias de sábado e domingo. Haverá ainda um ciclo de curtas metragens a decorrer no salão da JF de Albergaria-a-Velha e Valmaior.

No dia 5 de Setembro pelas 18:00 será inaugurada, na sala de exposições do CTAlba, a exposição de Arte e Ofícios Contemporâneos que se manterá patente ao público até ao dia 27 de Setembro. A exposição mistura obras de arte (pintura e escultura) e artesanato contemporâneo.
Entre os diversos artistas presentes contam-se, entre outros, os artistas plásticos Rui Anahory, Paulo Neves, Rosário Forjaz, Paulo Tanoeiro, Manuela Bronze, Cristina Camargo e o artesanato contemporâneo de Guida Fonseca, Steffi Kohne, Marita Ferro, Susana Nobre, Kerstin Thomas, Vânia Kosta, etc.
Um dos momentos altos do festival será a apresentação do concerto comunitário Orquestra (in)Quieta. Trata-se de um concerto que integra músicos do concelho, de diversas áreas musicais, bandas filarmónicas, pop/rock, ranchos folclóricos, fado, etc, e pessoas que, não sendo músicos, integram este projeto musical único e de características contemporâneas.
Elementos da banda União Pinheirense, do grupo de samba Unidos de Villa Régia, da banda pop-rock Slotion, da orquestra juvenil da ARMAB, do Grupo Folclórico de Albergaria-a-Velha, do Grupo Etnográfico de Albergaria, da Escola de gaitas de foles do Clube de Nobrijo, da Oficina de Teatro do Programa Idade Maior, da Oficina Teatro Jovem da Companhia do Jogo, entre outros, são algumas das instituições participantes neste projeto ao qual se juntam alguns músicos que participam a nível individual.
O número total de participantes ultrapassa uma centena. A direção musical é de David Valente e de David Calhau.
DOS MODOS NASCEM COISASe conta com o apoio do Município de Albergaria e da Junta de Freguesia de Albergaria a Velha e Valmaior. O Cineteatro Alba surge como parceiro com apoio de espaço (Sala de Exposições para a Exposição de Arte e Ofícios Contemporâneos e a Sala Principal para o espetáculo Aduf ) e técnico.
O festival conta como parceiros diversas associações locais. São ainda parceiros o Cineclube de Avanca, a Boa-Bombarda Oficina de Artes (Porto), o grupo de dixieland jazz Mimo’s Dixie Band, a Esteta Galeria (Porto), entre outros.


Mais informações:
www.albergar-te.com
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®